Raça de origem alemã cujo nome vem da palavra “schnauze”, que em alemão significa fuço ou focinho, devido a espessa barba que a caracteriza.
Schnauzer Standard ou Médio, Gigante e Miniatura ou Anão não são 3 tamanhos de uma raça, mas sim, 3 raças distintas devido às diferenças de tamanho , temperamento e finalidade. Tanto o Miniatura quanto o Gigante surgiram a partir do Standard acasalado com diferentes raças, dando-lhe assim as características de tamanho e temperamento necessárias ao desempenho das funções para as quais foram desenvolvidos. No caso do Miniatura, sabemos que o Affenpinscher teve importante papel nesses acasalamentos, além de outras raças como Pomerânia, Poodle e também alguns Terriers. Era inicialmente usado como cão de quintal ou estábulo, um cão rateiro. Suas barbas e sobrancelhas não existem por acaso, elas servem de proteção para os olhos e focinho contra ataques e mordidas de pequenos roedores. Hoje é usado como cão de companhia, já que a maioria deles vive em cidades. É um cão rústico, com grande capacidade de adaptação aos diferentes modos de vida dos seus donos. Vive tão bem em grandes quanto em pequenos espaços, mostrando-se sempre feliz em agradar seu dono
Requer tosas a cada 45 ou 50 dias e banhos a cada 2 ou 3 semanas, lembrando que quanto menor a frequência dos banhos, melhor. Sua inteligência permite ser treinado mesmo por quem não tenha muita experiência com cães.